Sobre

O Grupo de Pesquisa Cultura, Sociedade e Linguagem (GPCSL/CNPq), da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), disponibiliza acesso on-line aos arquivos digitais de instituições públicas e privadas, com as quais firmou acordos de cooperação técnica e científica e parcerias.

Estão disponíveis para consulta acervos do Arquivo Público Municipal de Caetité (APMC), Polo Judiciário de Caetité (PoloJUD), Arquivo Público Municipal de Rio de Contas (APMRC), Mitra Diocesana de Bom Jesus da Lapa e Instituto de Educação Anísio Teixeira (IEAT). Esses documentos foram digitalizados e as imagens podem ser solicitadas no e-mail arquivocaetite@uneb.br.

O acesso on-line aos acervos dessas duas instituições arquivísticas é fornecido pelo AtoM (Access to Memory), um software livre desenvolvido pelo Conselho Internacional de Arquivos (CIA) para descrição de documentos arquivísticos. O AtoM é atualmente adotado por entidades custodiadoras de acervos no Brasil e no exterior.

Para acesso aos fundos e documentos, utilize a opção "fundo" no menu "navegar por" ou no campo "navegar".

O campo "pesquisar" possibilita a pesquisa simples (global) e a pesquisa avançada, nesta é possível filtrar os resultados da sua busca. Existem vários critérios de busca: nome, local, assunto, número de processo, data. Na busca de um documento (ou documentos) do ano de 1898, por exemplo, basta informar este ano nos campos início e fim que a pesquisa localizará o(s) documento(s) datado(s) entre 01/01/1898 e 31/12/1898.

Este projeto tem apoio da Pró-Reitoria de Extensão da UNEB (PROEX), Departamento de Ciências Humanas (DCH VI/UNEB, campus Caetité), Departamento de Ciências Humanas (DCH I/UNEB, campus Salvador), Arquivo Público Municipal de Caetité (APMC), Arquivo Público Municipal de Rio de Contas (APMRC), Tribunal de Justiça do Estado da Bahia (TJBA), através da Diretoria de Documentação e Informação.

O projeto tem apoio financeiro do Estado da Bahia, através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda, Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia e Secretaria de Cultura da Bahia, e da UNEB, através da Agência UNEB de Inovação, Programa de Pesquisa Aplicada, Tecnologias Sociais e Inovação (PROINOVAÇÃO).