Fundo APAJS - Arquivo do Professor Alfredo José da Silva

Zona de identificação

Código de referência

BR BAAPMCT APAJS

Título

Arquivo do Professor Alfredo José da Silva

Data(s)

  • 1800-1985 (Produção)

Nível de descrição

Fundo

Dimensão e suporte

O fundo é composto de correspondências pessoais, documentos que informam atuação profissional, finanças, impressos, jornais e demais periódicos, fotografias, documentos de familiares, biblioteca e discografia.

Zona do contexto

Nome do produtor

(1800-1985)

História biográfica

História do arquivo

O professor Alfredo José da Silva nasceu em 20 de abril de 1887, no lugar denominado Baixão, na Freguesia de Nossa Senhora d’Ajuda do Bom Jardim, no município de Santo Amaro da Purificação. Era filho de Maria Afra da Costa, com quem encontrou estímulo e apoio para os estudos: “graças aos esforços e boa vontade minha e sobretudo de minha carinhosa Mãe, matriculei-me no 1.o anno do Instituto Normal do Estado, em 1902” (extraído de sua autobiografia, ainda manuscrita). Nesse manuscrito, declarou: “Fomos sempre pobres e nenhuma tristeza tivemos por isso”. Casou-se com Othilia Alves de Sant’Anna, em 14 de janeiro de 1912. Alfredo José da Silva cursou as primeiras letras em uma escola particular no Engenho América, freguesia de Igreja Nova, município de Alagoinhas. Em 1898, cursou na Escola Pública Estadual, do sexo masculino, da Freguesia de Sant’Anna do Lustosa, em Santo Amaro, considerado pelo regente da escola, o educador Deocleciano Barbosa de Castro, um bom aluno com aprovações distintas nos exames aos quais era submetido. Foi aprovado em exame de seleção e matriculado no primeiro ano do Instituto Normal do Estado (1902). Após os quatro anos regulares de curso, recebeu o grau de aluno-mestre, em 5 de dezembro de 1905. Aprovado em concurso público, foi nomeado por decreto do Governo, em 3 de fevereiro de 1909, para reger a cadeira de 4a classe do arraial do Carrapato, no município de Bom Jesus do Rio de Contas (A Bahia. 6 fev. 1909). Em 3 de janeiro de 1913, foi promovido e removido por decreto para assumir a cadeira da 3a classe da Freguesia de Villa Velha, em Minas do Rio de Contas (Gazeta do Povo. 8 jan. 1913). Antes de fixar residência em Caetité, o professor Alfredo José da Silva voltou a lecionar em Carrapato (1915), na cidade de “Doutor Seabra” (1919), Mucugê (1921). Chegou a Caetité em 1926, nomeado por decreto de 10 de março daquele ano como lente catedrático interino de Língua Portuguesa e Literatura Nacional da Escola Normal de Caetité: a posse ocorreu em 6 de abril e sua primeira aula no dia 23; foi efetivado na cadeira em 12 de maio de 1933. Por decreto de 19 de março de 1930, foi nomeado Diretor da Escola Normal de Caetité, exercendo o cargo até 12 de novembro de 1935, quando se exonerou a pedido. O professor Alfredo José da Silva foi o primeiro negro a assumir a direção daquela renomada Escola Normal, que formou muitos intelectuais e políticos, cujas trajetórias são reconhecidas na Bahia e no Brasil. Foi prefeito do município de Caetité entre os anos 1947 e 1948 e faleceu em 7 de outubro de 1985.

Fonte imediata de aquisição ou transferência

O arquivo pessoal do professor Alfredo José da Silva é custodiado pelo Arquivo Público Municipal de Caetité (APMC) que mantém preservado em suportes físicos (textuais, iconográficos e discográficos) informações valiosas para a história da Bahia e do Brasil. O fundo é composto de correspondências pessoais, documentos que informam atuação profissional, finanças, impressos, jornais e demais periódicos, fotografias, documentos de familiares, biblioteca e discografia. O arquivo pessoal do professor Alfredo José da Silva foi doado por seu filho Sr. Laertes Santana Silvão ao Arquivo Público Municipal de Caetité (APMC). A digitalização do acervo foi realizada pela Associação de Amigos do Museu do Alto Sertão da Bahia (AMASB), em parceria com o APMC e a Universidade do Estado da Bahia (UNEB). A digitalização do acervo proporciona a difusão do patrimônio arquivístico dos sertões baianos, permitindo consulta pública por meio digital. O projeto teve apoio financeiro do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura e da Fundação Pedro Calmon (Programa Aldir Blanc Bahia), via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, Governo Federal.

Zona do conteúdo e estrutura

Âmbito e conteúdo

Avaliação, selecção e eliminação

Ingressos adicionais

Sistema de arranjo

Zona de condições de acesso e utilização

Condições de acesso

O acesso aos serviços de consulta ao acervo está disponível nos sites http://www.arquivocaetite.ba.gov.br/ e http://acervos.uneb.br/index.php/arquivo-do-professor-jose-alfredo-da-silva.

Condiçoes de reprodução

Idioma do material

Script do material

Notas ao idioma e script

Características físicas e requisitos técnicos

Instrumentos de descrição

Zona de documentação associada

Existência e localização de originais

Existência e localização de cópias

Unidades de descrição relacionadas

Descrições relacionadas

Zona das notas

Identificador(es) alternativo(s)

Pontos de acesso

Pontos de acesso - Assuntos

Pontos de acesso - Locais

Pontos de acesso - Nomes

Pontos de acesso de género

Zona do controlo da descrição

Identificador da descrição

Identificador da instituição

Regras ou convenções utilizadas

Estatuto

Nível de detalhe

Datas de criação, revisão, eliminação

Línguas e escritas

Script(s)

Fontes

Zona da incorporação

Pessoas e organizações relacionadas

Géneros relacionados

Locais relacionados