Fundo MDBJL - Mitra Diocesana de Bom Jesus da Lapa

Zona de identificação

Código de referência

BR BADBJL MDBJL

Título

Mitra Diocesana de Bom Jesus da Lapa

Data(s)

  • 1700-2021 (Produção)

Nível de descrição

Fundo

Dimensão e suporte

O fundo é composto de 97 livros de batizado, casamento e óbito.

Zona do contexto

Nome do produtor

História biográfica

A Diocese de Bom Jesus da Lapa foi criada pela Bula Pontifícia “Christi Eclésia”, de 21 de julho de 1962, e instalada no dia 16 de fevereiro de 1963. Para efeitos civis, ela é regulada pelas disposições contidas no Estatuto, sob a denominação de Mitra Diocesana de Bom Jesus da Lapa. Foi seu primeiro Bispo Diocesano D. José Nicomedes Grossi, padre da arquidiocese de Mariana, que governou a diocese por 27 anos. Iniciou a organização da Diocese, enfrentando os grandes desafios dos inícios e da implantação de uma nova circunscrição eclesial. Faleceu em junho de 2009. Foi seu Bispo Coadjuntor, por dois anos (1986 a 1988), D. João Nilton dos Santos Souza. O segundo Bispo Diocesano foi Dom Francisco Batistela (1990-2009), religioso da Congregação do Santíssimo Redentor. Governou a Diocese por 19 anos, dando sua contribuição no crescimento e desenvolvimento dos trabalhos evangelizadores e pastorais. Faleceu em outubro de 2010.
O terceiro Bispo Diocesano, Dom José Valmor César Teixeira, Salesiano de Dom Bosco, iniciou seu trabalho pastoral na diocese em abril de 2009, dando continuidade aos esforços realizados pelos agentes de pastoral, bispos, padres, religiosos, religiosas e leigos(as), que construíram a Diocese nestes anos todos. Foi transferido para diocese de São José dos Campos, tomando posse em 17 de abril de 2014. Ficou cinco anos na Diocese de Bom Jesus da Lapa. Em 21 de maio de 2014 toma posse como Bispo Administrador Apostólico, Dom Josafá Menezes da Silva, Bispo Diocesano da Diocese de Barreiras, BA, até a tomada de posse do quarto bispo da Diocese, Dom João Santos Cardoso, em 25 de setembro de 2015. A Diocese conta com 18 Paróquias e o Santuário do Bom Jesus da Lapa. A Diocese de Bom Jesus da Lapa compreende 15 municípios do Sudoeste e do Oeste da Bahia, fazendo fronteira com os estados de Goiás e Minas Gerais; ocupa um território de 56.880,43 Km2 e tem uma população de 376.715 habitantes. A atividade econômica principal da região é a agricultura familiar e a pecuária de grande extensão. Nos últimos anos, em três municípios da Diocese, tem avançado o agronegócio, assentado na agricultura extensiva de alta tecnologia e irrigada, destinada à produção de grãos.

Entidade detentora

História do arquivo

O acervo documental da antiga freguesia de Santo Antônio do Urubu é composto por fontes documentais de inestimável valor histórico. Trata-se de livros de batismo, casamento e óbito datados dos séculos XVIII, XIX e XX, que apontam para a vida social, material e cultural de parte significativa do interior da Bahia, mais especificamente, dos atuais municípios de Paratinga, Bom Jesus da Lapa, Sítio do Mato, Serra do Ramalho, Ibotirama, Oliveira dos Brejinhos, Carinhanha, Malhada e Macaúbas. O acervo apresenta-se muito fragilizado, devido à ação do tempo (presença de traças e outros microrganismos). O acervo foi totalmente digitalizado com o apoio financeiro do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura e da Fundação Pedro Calmon (Programa Aldir Blanc Bahia), via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial de Cultura do Ministério do Turismo, Governo Federal.

Fonte imediata de aquisição ou transferência

Zona do conteúdo e estrutura

Âmbito e conteúdo

Avaliação, selecção e eliminação

Ingressos adicionais

Sistema de arranjo

Zona de condições de acesso e utilização

Condições de acesso

O acesso aos serviços de emissão de certidões está disponível no site https://diocesedebomjesusdalapa.com.br/diocesebjl/index.php.

Condiçoes de reprodução

Idioma do material

Script do material

Notas ao idioma e script

Características físicas e requisitos técnicos

Instrumentos de descrição

Zona de documentação associada

Existência e localização de originais

Existência e localização de cópias

Unidades de descrição relacionadas

Descrições relacionadas

Zona das notas

Identificador(es) alternativo(s)

Pontos de acesso

Pontos de acesso - Assuntos

Pontos de acesso - Locais

Pontos de acesso - Nomes

Pontos de acesso de género

Zona do controlo da descrição

Identificador da descrição

BR MDBJL

Identificador da instituição

Regras ou convenções utilizadas

Estatuto

Nível de detalhe

Datas de criação, revisão, eliminação

Línguas e escritas

Script(s)

Fontes

Zona da incorporação

Assuntos relacionados

Pessoas e organizações relacionadas

Géneros relacionados

Locais relacionados